Entenda como funciona o seguro saúde e quais são seus benefícios. Saiba tudo sobre coberturas, planos e como escolher o melhor para você e sua família!
Saiba que um seguro de saúde pode parecer-lhe apenas mais um seguro, mas são inúmeras vantagens que você pode usufruir. Saiba como funciona e seus princípios básicos. Alguma vez já passou por sua cabeça fazer um seguro de saúde? Sabe como ele funciona? Quais as vantagens que você irá ter? Estas podem ser algumas das perguntas que poderá surgir quando pensamos em contratar um, mas, fique atento, pois vamos descobrir juntos alguns pontos sobre esse assunto vejam a seguir.
O Que é Seguro Saúde?
Leia tambem – analisamos se o seguro bb residencial é bom
Primeiro de tudo, o seguro saúde é um contrato que você faz com uma seguradora para garantir que, caso precise de atendimento médico, você terá cobertura para uma série de serviços. Isso inclui consultas, exames, internações e até cirurgias. É como ter uma rede de segurança para cuidar da sua saúde e da saúde da sua família.
Diferença entre Plano de Saúde e Seguro Saúde
A principal diferença entre plano de saúde e seguro saúde reside na forma de utilização e no tipo de cobertura oferecida. O plano de saúde é gerido por operadoras que mantêm uma rede credenciada de profissionais e estabelecimentos de saúde. Ao contratar um plano, você tem acesso aos serviços dessa rede, pagando uma mensalidade fixa. Os planos de saúde geralmente seguem regulamentações específicas da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e incluem uma lista mínima de procedimentos obrigatórios, além de possíveis coberturas adicionais.
Por outro lado, o seguro saúde oferece maior liberdade de escolha, permitindo que você selecione livremente os profissionais e estabelecimentos de saúde. Nesse modelo, as despesas médicas são pagas pelo usuário, que posteriormente solicita o reembolso à seguradora, conforme os limites e regras do contrato. O seguro saúde pode oferecer coberturas mais amplas e flexíveis, incluindo tratamentos no exterior, mas também pode apresentar variações no valor do prêmio (mensalidade) com base no uso e nas condições do segurado.
Como Funciona?
Basicamente, ao contratar um seguro saúde, você paga um valor mensal ou anual, chamado de prêmio. Em troca, a seguradora cobre os custos dos serviços de saúde que estão previstos no seu plano. Existem diferentes tipos de planos, com coberturas que variam bastante. Por isso, é importante escolher um que atenda às suas necessidades específicas.
O que devo saber antes de contratar um seguro saude?
No seguro de saúde devemos considerar algumas questões, nomeadamente quanto quer gastar neste serviço ou quais são as suas necessidades específicas. Conheça quais os pontos a ter em atenção:
Condições do seguro
Para que seja evitado que você venha a se prejudicado, em um seguro excessivo, pense calmamente nos serviços que você de fato necessita. Facilmente irá perceber que a oferta é enorme, e muito provável vai encontrar seguros que incluem serviços imensamente diversificados, desde consultas nas mais variadas especialidades a cobertura de serviços médicos no estrangeiro ou emergências de saúde. A questão que você deve colocar a si mesmo é: necessita mesmo de uma panóplia de serviços sem fim? Se a resposta for não, porque há necessidade de pagar mais?
Cobertura do seguro
Um leva ao outro, se você tiver feito a devida análise das suas necessidades, verificarem cobertura do seguro vai ser canja. Se não pretende usar as diversas possibilidades que determinado seguro lhe oferece, escolha um apenas com serviços que fazem parte dos seus hábitos médicos mais regulares (seja dentistas, oftalmologista, ou qualquer outro cuidado de saúde). Lembre-se que os extras ser-lhe-ão cobrados como tal. E quanto mais extras tiver maior será o encargo com o seguro de saúde.
Avalie as exclusões
Quando você contratar um seguro de saúde tenha especial atenção às exclusões. Cada seguro tem uma série de problemas ou doenças que não são cobertos. Aqui podemos falar de exclusões comuns a todos os seguros ou específicos de cada serviço oferecido.
Por norma estão excluídos do seguro de saúde problemas tais como: acidente de trabalho, doenças pré-existentes (a contratação do seguro); transplantes, tratamentos de fertilidade, alcoolismo ou toxicodependência (ente outros); cirurgias ou tratamentos estéticos; ou doenças do foro psiquiátrico, etc.
Porém, a esta listagem pode ainda somar-se outras exclusões próprias de cada seguro. Vejamos: se falamos, por exemplo, de um seguro relacionado com estomatologia, o seguro pode incluir tratamentos dentários, porém, exclui os tratamentos ortodônticos.
Informe-se sobre o período de carência
Já no período de carência entende-se o tempo entre o início do seguro de saúde e a data de ativação das garantias do mesmo. Durante esse período não pode usufruir das condições do seguro.
Ao contratar um seguro de saúde deve ter especial atenção ao período de carência definido, que na grande maioria dos casos é de 90 dias. Claro, a exceções. Se falarmos de um seguro que ofereça cobertura para a gravidez e parto, este período é superior (em certos casos pode mesmo ultrapassar os 12 meses). No entanto, atualmente já pode encontrar no mercado de ofertas de seguro de saúde sem período de carência estipulado.
Conheça a rede de assistência
Saiba que ao optar por um seguro de saúde vai poder usufruir de rede de prestadores de cuidados de saúde. Ao recorrer a esta rede, lhe será cobrado apenas valor que não é coberto pelo seguro; sendo o valor do tratamento – coberto pelo seguro garantido pela seguradora.
Agora ter ou não ter um seguro de saúde é escolha sua, algumas pessoas prefere optar em ter pelo fato de encontrar no seguro de saúde muitas vantagens. Fica ao seu critério, ainda assim antes de tomar a sua decisão, análise bem as suas necessidades médicas, desta maneira você poderá encontrar o seguro mais adequado para si, de preferência, com preços mais baixos.
Sugestões e dicas podem deixar nos comentários!