Corretor de seguros: como se tornar um?
Corretor de seguro é uma profissão que está sempre em alta, veja como atua e como se tornar um deles!
Se tornar um corretor de seguros, como em qualquer outra área, requer estudo e dedicação para que você possa ser bem-sucedido futuramente. Para isso há vários cursos disponíveis para que você possa se tornar um profissional na área de seguros. veja a seguir tudo que deve ser feito.
O que faz um corretor de seguros?
Leia tambem – veja como funciona um seguro fiança?
O corretor de seguros é o profissional mais indicado para acompanhar as suas negociações com as seguradoras. É ele quem trabalha entre o segurado e a seguradora e, mesmo tendo obrigações para com a instituição, seu compromisso é oferecer o melhor serviço para o cliente, atendendo às suas necessidades e expectativas.
Esse profissional especializado possui habilitação da Susep (Superintendência de Seguros Privados) e está legal e tecnicamente preparado para realizar esse trabalho. Por isso, mais do que um vendedor, como era visto há algum tempo, ele se tornou um verdadeiro consultor e deve estar disponível a qualquer momento para responder às dúvidas ou auxiliar seus clientes.
Ele pode atuar em quaisquer tipos de planos e seguradoras, oferecendo serviços de seguro residencial, seguro de vida, e seguro auto. Assim, ele se mostra completo para atender às necessidades de toda a família em todos os âmbitos de suas vidas, proporcionando muito mais proteção e segurança.
Aumentando ainda mais a confiança que os segurados têm em seu trabalho, a profissão possui um código de ética que prevê agir em função da verdade e lealdade em relação aos seus clientes, zelando pela sua proteção e garantindo sigilo absoluto nas informações fornecidas.
Outros itens presentes no código são: agir de boa-fé e não fazer alterações ou fornecer informações que não sejam verdadeiras; ater-se ao que a profissão exige, sem que haja atitudes que possam comprometer as seguradoras e os segurados; e entregar aos clientes as informações necessárias para que eles façam acordos que atendam aos seus interesses.
Como ingressar na área de corretor de seguros
O mercado de seguros é um dos que mais cresce no Brasil. Por isso, vem atraindo muitas pessoas que querem se tornar corretores.
O único caminho para exercer a atividade é obter o registro profissional fornecido pela Susep, concedido somente a quem tiver o certificado de habilitação profissional da Escola.
Uma das maneiras de se obter o certificado é ser aprovado nos Exames para Habilitação de Corretores de Seguros, ministrados três vezes ao ano. Os interessados devem ter o ensino médio completo e ser maiores de idade.
Consulte junto à Susep quais os pré-requisitos para registro profissional.
Confira aqui as Informações Gerais do Exame para Registro de Corretores de Seguros:
A formação completa de corretores de seguros por meio de aulas presenciais dura cerca de nove meses e é composta por três cursos: o primeiro para quem deseja trabalhar com títulos de Capitalização; o segundo para os aprovados em Capitalização que desejam comercializar seguros de Vida e planos de Previdência Privada; e o terceiro para quem deseja trabalhar com todos os tipos de apólices de seguros.
Caso o interessado já tenha os conhecimentos necessários ou prefira estudar por conta própria poderá optar pelo Exame para Habilitação de Corretores de Seguros, que acontecem três vezes ao ano.
Nesse caso, a Escola oferece Cursos Preparatórios a Distância, que incluem material didático atualizado periodicamente e dão direito a desconto na taxa de inscrição do Exame, desde que o candidato se matricule na mesma habilitação à qual prestará o Exame.
Opção voltada para candidatos dos Exames para Habilitação de Corretores de Seguros que desejam se preparar com acompanhamento pedagógico.
Os cursos preparatórios a distância incluem material didático atualizado periodicamente e dão direito a desconto na taxa de inscrição do Exame, desde que o candidato se matricule na mesma habilitação para a qual prestará o Exame.
Ao final dos Cursos e/ou Exames, os alunos e candidatos aprovados receberão certificado, de acordo com os pré-requisitos estabelecidos nos regulamentos de Cursos e Exames, que permite obter o registro na profissão junto à Superintendência de Seguros Privados (Susep).
Conclusão
Esperamos que tenham curtido as informações ok? Já falamos aqui sobre o seguro de celular, que é uma modalidade bem interessante tambem. Até a próxima!
Já falamos aqui em outra ocasião sobre o seguro para celular, sugiro a leitura do artigo.
Sugestões e duvidas podem deixar nos comentários!
2SHARESCompartilharTweet